E.M.E.F. Lourdes
Fontoura da Silva
Sala de Recursos
Multifuncional - AEE
Professoras Nara
Taís Souza Tolfo e Rosi de Oliveira Venditi
Projeto Semana da Pessoa com
Deficiência - 2019
De 21 a 28 de Agosto de 2019
“Com Grandes Poderes Vêm Grandes
Responsabilidades”
A inclusão escolar tem sido
respaldada por um discurso que parte em defesa de uma sociedade inclusiva que
aceite e garanta os direitos das pessoas com deficiências. Há muito ainda a ser feito para que se possa caracterizar
um sistema como apto a oferecer oportunidades educacionais a seus alunos, de
acordo com as especificidades, de cada um.
Esta proposta busca
desencadear ações, na Semana da Pessoa com Deficiência, no ambiente escolar,
que possam contribuir para a reflexão a partir das experiências reais
vivenciadas no contexto escolar, com todos aqueles que estão sujeitos às
experiências do meio social, além da deficiência.
A escolha do tema a ser trabalhado
durante a Semana da Pessoa com Deficiência “Com Grandes Poderes Vêm Grandes
Responsabilidades”, embora seja uma frase indissociável de um personagem da
ficção, o Homem-Aranha, pode ser utilizada por todos aqueles que diariamente
vestem literalmente, a pele de um super herói. Servindo a todos nós que estamos
comprometidos com a aprendizagem dos estudantes e acreditamos que todos
aprendem melhor e se sentem mais seguros, se, assumirmos o nosso compromisso e
nossa responsabilidade com cada um dos estudantes, sempre respeitando a suas
potencialidades, dificuldades e o tempo de cada um. Da mesma forma, como todos
os estudantes “possuem poderes”, de forma metafórica, de demostrarem suas
potencialidades, sua imaginação, suas emoções, sua evolução quando receberem
estímulos cognitivos para contribuírem para sua aprendizagem.
O slogan para este ano, é por
acreditar que além de sermos diferentes e apesar destas diferenças, todos temos
nossas particularidades, e que estas estão além da deficiência, pois, há um ser
em evolução, todos têm o direito de usufruir, dos recursos que as outras
pessoas possuem por direito, ainda que tenha que se considerar suas limitações
e dificuldades. Sempre com o respaldo pedagógico no qual toda criança precisa
sentir-se incluída, amparada, compreendida, entendida para que o processo de
aprendizagem aconteça.
Por este motivo, entendemos que em se tratando de
Inclusão estamos todos interligados em nossas ações no dia a dia, sempre no
intuito de auxiliar os estudantes, pois, simboliza alguns aspectos da
personalidade que necessitam ser clareados ou fortalecidos: autonomia, autoestima,
c o medo, ansiedade, relaxamento psicomotor, área sensório perceptiva,
centramento, enraizamento, atenção e concentração, compromisso e
responsabilidade social.
A programação ocorreu com Mostra de trabalhos da Sala de Recursos orientados pelas professoras do AEE, Nara e Rosi, juntamente com suas profissionais de apoio Launa, Rosicléia e Maria Helena. Houve Recreio dirigido com atividades orientadas pelos profissionais de apoio e professoras do AEE (M/T/N); Circuito Psicomotor, também orientado pelas professoras.
GALERIA DE FOTOS
Na segunda-feira, dia 26. ocorreu o Chá para os responsáveis pelos Estudantes da Sala de Recursos e Palestra com Alex Sandro Faleiro, do CEMAPP e Elisa Guerra, especialistas em Educação.
Tema da Palestra: Auto Estima e Maternidade.
Houve demonstração e dicas de beleza, com a consultora Mary Kay e após a Mesa Redonda.
MOSTRA DE TRABALHOS DA SALA DE RECURSOS
VISITA DOS ALUNOS
ANOS INICIAIS
ATIVIDADES NA QUADRA DE ESPORTES
6º E 7º ANOS VÔLEI SENTADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário