... "Precisamos ensinar à próxima geração de crianças, a partir do primeiro dia, que eles são responsáveis por suas vidas. A maior dádiva da espécie humana, e também sua maior desgraça, é que nós temos livre arbítrio. Podemos fazer nossas escolhas baseadas no amor ou no medo." (Elizabeth Kubler-Ross)

terça-feira, 3 de setembro de 2019

PROJETO SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

E.M.E.F. Lourdes Fontoura da Silva
Sala de Recursos Multifuncional - AEE
Professoras Nara Taís Souza Tolfo e Rosi de Oliveira Venditi


Projeto Semana da Pessoa com Deficiência - 2019
De 21 a 28 de Agosto de 2019

“Com Grandes Poderes Vêm Grandes Responsabilidades”


A inclusão escolar tem sido respaldada por um discurso que parte em defesa de uma sociedade inclusiva que aceite e garanta os direitos das pessoas com deficiências. Há muito ainda a ser feito para que se possa caracterizar um sistema como apto a oferecer oportunidades educacionais a seus alunos, de acordo com as especificidades, de cada um.

Esta proposta busca desencadear ações, na Semana da Pessoa com Deficiência, no ambiente escolar, que possam contribuir para a reflexão a partir das experiências reais vivenciadas no contexto escolar, com todos aqueles que estão sujeitos às experiências do meio social, além da deficiência.

A escolha do tema a ser trabalhado durante a Semana da Pessoa com Deficiência “Com Grandes Poderes Vêm Grandes Responsabilidades”, embora seja uma frase indissociável de um personagem da ficção, o Homem-Aranha, pode ser utilizada por todos aqueles que diariamente vestem literalmente, a pele de um super herói. Servindo a todos nós que estamos comprometidos com a aprendizagem dos estudantes e acreditamos que todos aprendem melhor e se sentem mais seguros, se, assumirmos o nosso compromisso e nossa responsabilidade com cada um dos estudantes, sempre respeitando a suas potencialidades, dificuldades e o tempo de cada um. Da mesma forma, como todos os estudantes “possuem poderes”, de forma metafórica, de demostrarem suas potencialidades, sua imaginação, suas emoções, sua evolução quando receberem estímulos cognitivos para contribuírem para sua aprendizagem.

O slogan para este ano, é por acreditar que além de sermos diferentes e apesar destas diferenças, todos temos nossas particularidades, e que estas estão além da deficiência, pois, há um ser em evolução, todos têm o direito de usufruir, dos recursos que as outras pessoas possuem por direito, ainda que tenha que se considerar suas limitações e dificuldades. Sempre com o respaldo pedagógico no qual toda criança precisa sentir-se incluída, amparada, compreendida, entendida para que o processo de aprendizagem aconteça.

Por este motivo, entendemos que em se tratando de Inclusão estamos todos interligados em nossas ações no dia a dia, sempre no intuito de auxiliar os estudantes, pois, simboliza alguns aspectos da personalidade que necessitam ser clareados ou fortalecidos: autonomia, autoestima, c o medo, ansiedade, relaxamento psicomotor, área sensório perceptiva, centramento, enraizamento, atenção e concentração, compromisso e responsabilidade social.

 

A programação ocorreu com Mostra de trabalhos da Sala de Recursos orientados pelas professoras do AEE, Nara e Rosi, juntamente com suas profissionais de apoio Launa, Rosicléia e Maria Helena. Houve Recreio dirigido com atividades orientadas pelos profissionais de apoio e professoras do AEE (M/T/N); Circuito Psicomotor, também orientado pelas professoras. 




GALERIA DE FOTOS



Na segunda-feira, dia 26. ocorreu o Chá para os responsáveis pelos Estudantes da Sala de Recursos e Palestra com Alex Sandro Faleiro, do CEMAPP e Elisa Guerra, especialistas em Educação.
Tema da Palestra: Auto Estima e Maternidade.
Houve demonstração e dicas de beleza, com a consultora Mary Kay e após a Mesa Redonda. 


FOTOS


























MOSTRA DE TRABALHOS DA SALA DE RECURSOS













































VISITA DOS ALUNOS 
ANOS INICIAIS




























ATIVIDADES NA QUADRA DE ESPORTES 
6º E 7º ANOS VÔLEI SENTADO








Nenhum comentário: