... "Precisamos ensinar à próxima geração de crianças, a partir do primeiro dia, que eles são responsáveis por suas vidas. A maior dádiva da espécie humana, e também sua maior desgraça, é que nós temos livre arbítrio. Podemos fazer nossas escolhas baseadas no amor ou no medo." (Elizabeth Kubler-Ross)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Visitando a Fundação Iberê Camargo

Na tarde de hoje, 12 de dezembro de 2013, os alunos da Educação Infantil e do Primeiro Ano B, juntamente com suas Professoras Aline PiovezanDiovana Ferreira de Souza e o Professor Cledir Rocha Pereira foram visitar a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Nesta tarde conhecemos a  mostra comemorativa aos 100 anos de nascimento de Iberê Camargo, que fica em cartaz na Fundação de 18 de novembro de 2014 a 29 de março de 2015, foi concebida a partir das principais problemáticas de suas obras e suas repercussões na produção de artistas brasileiros contemporâneos. Diferenciando-se de um formato convencional de exposições comemorativas, em geral um conjunto representativo ordenado cronologicamente, a mostra destaca a potência da poética de Iberê Camargo em diálogo com trabalhos de dezenove artistas brasileiros de gerações variadas.

Pela primeira vez, todos os espaços do edifício sede da Fundação Iberê Camargo são tomados como expositivos. A totalidade do prédio projetado por Álvaro Siza, desde o lado de fora ao interior tortuoso das rampas, passando pelo grande átrio, acolhe obras e conjuntos de obras com afinidades aos grandes eixos problemáticos tratados pelas várias séries de Iberê Camargo. Séries como “Carretéis”, “Núcleos”, “Fantasmagorias”, “Ciclistas” e “Idiotas” são apresentadas na companhia de trabalhos de artistas cuja proximidade, em alguns casos, pode trazer à mente a ideia de sombra, enquanto o caráter profundamente diverso da produção de outros, ao contrário, provoca fricções, ingrediente fundamental para o desdobramento de novos planos de leituras. O cinema, que Iberê tanto apreciava ocupa as rampas que levam de um andar ao outro, como também a literatura, que ele amava a ponto de praticá-la. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Fotos: Cledir Rocha Pereira (12dez.2014)

Nenhum comentário: