... "Precisamos ensinar à próxima geração de crianças, a partir do primeiro dia, que eles são responsáveis por suas vidas. A maior dádiva da espécie humana, e também sua maior desgraça, é que nós temos livre arbítrio. Podemos fazer nossas escolhas baseadas no amor ou no medo." (Elizabeth Kubler-Ross)

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

OBJETOS POÉTICOS: " No meio do caminho tinha um poema"

O projeto, criado e desenvolvido pela professora Mª do Carmo Canani (EMEF Lourdes Fontoura da Silva), surgiu de uma dúvida da turma 7º B em relação a um texto produzido pelo colega Gabriel Machado. Após a leitura do texto pela professora , um colega disse que o texto de Gabriel era mais um poema do que um texto. A professora começou , então, a trabalhar textos poéticos com a turma , a fim de que os/as alunos/as compreendessem que "poema também é um gênero textual" e tivessem interesse por esse gênero. A principal oficina foi desenvolvida a partir de objetos pessoais de valor afetivo trazidos pelos/as alunos/as para sala de aula. Depois de várias atividades, cada um/a foi desafiado/a  a desenhar seu objeto e produzir um poema sobre ele. A primeira versão dos poemas foi encadernada,como se fosse um livro,tendo como capa o poema criado pelo mesmo aluno ,cujo texto desencadeou o projeto ; Gabriel Machado. O poema intitula-se " Barco" e terminava assim: " o único lugar que não tem violência é o paraíso da imaginação." O texto acabou gerando uma próxima  oficina poética : " O paraíso da imaginação." - Um lugar para ficar. Nessa oficina, os/as alunos/as serão desafiados /as a criar poemas sobre "lugares" (reais ou imaginários).

*Gabriel Machado (16 anos) tem uma deficiência cognitiva que acabou influenciando sua alfabetização. O aluno ainda não se apropriou da leitura e escrita como seria esperado para um aluno do 7º ano . No entanto, tem uma grande facilidade para produzir textos orais. A partir do registro desses textos pelas professoras Maria do Carmo (Português) e professora Zenair (Apoio), há uma crença de que o aluno poderá encorajar-se a escrever seus próprios textos ,desafiando -se para evoluir no processo de construção da leitura e escrita.


    



    



Nenhum comentário: