... "Precisamos ensinar à próxima geração de crianças, a partir do primeiro dia, que eles são responsáveis por suas vidas. A maior dádiva da espécie humana, e também sua maior desgraça, é que nós temos livre arbítrio. Podemos fazer nossas escolhas baseadas no amor ou no medo." (Elizabeth Kubler-Ross)

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Reunião do Conselho Escolar de Outubro de 2014


Na terça-feira, 14 de outubro de 2014, realizamos a  Reunião Ordinária do Conselho Escolar da Escola Lourdes Fontoura da Silva.

A pauta tratada neste encontro foi:

(A) Uso do Laboratório de Informática (Labin), sem a presença do Laboratorista do turno, pelo Programa Mais Educação. Colocou-se que é de grande importância a utilização do Labin pelos integrantes do Programa Mais Educação, mas que deveria ter um acompanhamento de um Responsável naquele espaço, pois já foi encontrado o espaço desorganizado e com objetos proibidos no local, como garrafas de água e latas de refrigerantes. Sugeriu-se que a Coordenadora do Programa no turno da manhã, seja a responsável e monitore a utilização daquele espaço. Será conversado com a mesma para passar essa orientação consensual do Conselho Escolar.

(B) A utilização do wi-fi pelos professores na Escola. Comentou-se que a velocidade da Internet é de 2MBPS , distribuídos em 16 computadores, o que já trás prejuízo ao bom andamento do trabalho no local. Assim, ficou acordado pelos conselheiros, que a senha do wi-fi será de uso restrito do Laboratório de Informática, pois além dos professores, os alunos estavam acessando a Internet nos seus telefones móveis, prejudicando ainda mais o sinal da mesma no Labin. Assim, a senha não será mais distribuída a outros, a não ser aos Laboratoristas.

(C) Colocou-se novamente, a necessidade do Segmento Alunos realizarem suas assembleias, pois só assim poderão perceber verdadeiramente a representabilidade para qual foram escolhidos. O Segmento Alunos, trouxe para o Conselho, a baixa qualidade da merenda escolar, que está sendo servida, pela falta de frutas e a falta de carne que está ocorrendo atualmente.

(D) Relatou-se a importância de relembrar aos segmentos, que conforme Lei, é proibido fumar dentro de escolas, em áreas públicas.

(E) Falta de limpeza dos espaços escolares. Mais um vez o Conselho escolar se manifesta relacionado a limpeza da nossa Escola. Solicitou-se que ocorra pelos responsáveis maior cobrança, fiscalização, em relação a limpeza dos corredores, salas de aulas, pátio e calçadas.

(F) Na reunião, ainda foi assunto de pauta, os horários que alguns funcionários estão chegando na Escola, descumprindo a carga horário estipulada em Concurso ou em Contrato Temporário de Trabalho. Assim, acatou-se que fosse registrado em ata esses excessos, para futuros encaminhamentos a mantenedora.

(G) Salientou-se ainda, a necessidade e a importância da Associação de Pais e Mestres realizar, mensalmente a Prestação de Contas, tanto em valores, como a listagem dos investimentos/melhorias da Escola, pois, desde o início deste mandato do Conselho Escolar, solicita-se e poucas vezes foram feitas.

(H) Na assembleia dos Professores, foi solicitado que ocorra planejamento dos responsáveis, para que não ocorra a falta de material de uso comum, por exemplo, tonner, que terminou em período de avaliações, mas não foi reposto e não foi avisado o colegiado sobre a falta. Desta forma professores, não conseguiram realziar suas avaliações, ou realizaram passando no quadro a avaliação (demorando ainda mais para as resoluções).

Nada mais havendo a constar, assinam os presentes:
    Camila Perez; Cledir Rocha Pereira; Anelise da Silva; Clarice Nunes; Maria Helena da Silva; Athia Castro; Rosangela Motta; Mirian Flores; Kauana Lima da Rocha; Bruna César da Silva.

Nenhum comentário: