... "Precisamos ensinar à próxima geração de crianças, a partir do primeiro dia, que eles são responsáveis por suas vidas. A maior dádiva da espécie humana, e também sua maior desgraça, é que nós temos livre arbítrio. Podemos fazer nossas escolhas baseadas no amor ou no medo." (Elizabeth Kubler-Ross)

domingo, 15 de junho de 2014

Educação Infantil assiste os Concertos Legais OSPA - Escola Lourdes Fontoura

Na última sexta-feira pela manhã, dia 13 de junho de 2014, os alunos da Educação Infantil, e as Tribos da nossa Escola, juntamente com os Professores Cledir Rocha, Aline Piovezan e Fática Pedroso, se deslocaram até a nossa capital (Porto Alegre) para participarem do Projeto POEMA (Projeto Ospa de Educação  Musical Aplicada), onde assistiram no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, os Concertos Legais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a OSPA.

Foi uma manhã de muita expectativa, onde os alunos participaram pela primeira vez desse projeto e pela primeira vez assistiram uma orquestra, onde puderam identificar os instrumentos que foram trabalhados no Laboratório de Informática através de vídeos animados.


Uma das prioridades da OSPA tem sido a formação de novas plateias para a música orquestral. Com o objetivo de assumir um papel complementar na educação musical, foi criado, em 2003, o Projeto OSPA de Educação Musical Aplicada (POEMA). Iniciativa de largo alcance, ele se propõe a difundir essa música nas escolas e promover o aprimoramento musical e pedagógico dos professores. 


A Série Concertos Legais consiste em apresentações didáticas especialmente planejadas para escolas, e é parte do POEMA. A programação é desenvolvida especialmente para os estudantes, contemplando uma abordagem sobre o funcionamento de uma orquestra, a divisão dos naipes, o papel do maestro, entre outros aspectos.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 Fotos: Cledir Rocha (13jun.2014)

Nenhum comentário: